Influências das eleições legislativas na administração
Influência das eleições legislativas na administração
Inês oliveira número 140122034
A relação entre a administração pública e as eleições legislativas é significativa na medida em que o partido no poder exerce uma influência direta sobre a atuação administrativa do Estado. Essa influência se manifesta de diversas formas, e pode ser analisada em diferentes dimensões.
O partido (ou coligação) que vence as eleições legislativas forma o governo e define as principais orientações políticas e prioridades administrativas. Isso afeta respetivamenet a distribuição de recusros públicos , ligada diretamente ao aproveitamento dos impostos por parte dos contribuintes, na escolha de programa e pojetos prioritários, no ritmo e diração da reforma administrativa.
Com a posse de um novo governo, é comum que ocorram mudanças nas chefias da administração pública, como a mudança de Ministros, secretários e diretores de órgãos públicos são geralmente nomeados de acordo com critérios político-partidários, tal tem como consequência a afetação da execução administrativa e pode gerar mudanças de prioridades e estilo de gestão.
Em alguns casos, a administração pode ser usada para fins eleitorais ou partidários, como a aceleração de obras ou distribuição de benefícios em períodos próximos às eleições, nomeações estratégicas que visam apoio político, utilização de comunicação institucional para promoção da imagem do governo.
A atuação administrativa é profundamente moldada pelo resultado das eleições legislativas. O partido no poder é quem vem defenir as prioridades e o rumo das políticas públicas, Influencia diretamente a organização e o funcionamento da administração, Pode tanto contribuir para a eficiência e coerência administrativa, como também gerar riscos de partidarização ou clientelismo, dependendo do grau de respeito às regras democráticas e à ética pública.
Em meio de construção o governo vigente tem imensa influencia na atividade administrativa de modo que é necessário conferir a devida importância ao voto.
Comentários
Postar um comentário